segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Enterro e Reenterro de Edgar Allan Poe

Em 17 de novembro de 1875, Poe foi enterrado com um novo monumento. Os restos mortais de sua esposa Virginia e os de sua sogra Maria, também se encontram lá.

Poe está enterrado nos campos do cemitério de Westminster (Westminster Hall and Burying Ground), que atualmente é parte da Universidade de Leis de Maryland, em Baltimore.

Poe foi enterrado originalmente, sem lápide alguma, nas proximidades da parte de trás da igreja, perto de seu avô, David Poe. Neilson Poe, primo de Edgar, havia comprado uma lápide de mármore italiano, mas ela foi destruída antes que chegasse à tumba quando um trem descarrilhou e se chocou contra o depósito onde ela estava guardada. Por esse motivo, a tumba foi marcada com um bloco de arenito em que se lia "No. 80".66 Em 1873, o poeta do sul Paul Hamilton Hayne visitou a tumba e publicou um artigo, descrevendo a sua pobre condição e sugerindo um monumento mais apropriado. Sara Sigourney Rice, professora de escolas públicas de Baltimore, aproveitou o renovado interesse pela tumba de Poe e arrecadou fundos pessoalmente. Alguns de seus alunos de elocução fizeram apresentações públicas para arrecadar dinheiro. Muitas pessoas de Baltimore e de todo os Estados Unidos contribuíram; os últimos 650 dólares provieram do editor e filantropo George William Childs. O novo monumento foi desenhado pelo arquiteto George A. Frederick e construído pelo Coronel Hugh Sisson, e incluía um emblema com a efígie de Poe, obra de Valck, uma artista. O custo total do monumento, com o emblema, chegou a pouco mais de 1.500 dólares.

Em uma cerimônia realizada em 1875, os restos mortais de Poe foram levados a um novo local, em uma esquina do cemitério, juntamente com o corpo de sua tia. O lugar original do enterro foi marcado com uma grande lápide doada por Orin C. Painter, mas originalmente, foi colocada em um lugar incorreto. Entre os presentes estavam Neilson Poe (que pronunciou algumas palavras, chamando seu primo de "um dos homens de melhor coração que já viveu"), e também Nathan C. Brooks, John Snodgrass, e John Hill Hewitt. Apesar de vários prominentes poetas terem sido convidados à cerimônia, o único que compareceu pessoalmente foi Walt Whitman. Alfred Tennyson contribuiu com um poema que foi lido durante a cerimônia:

    Destino que uma vez o negaste,
    E inveja que uma vez o depreciaste,
    E malicia que o desmentiste,
    Agora cenotáfio de sua fama.
Mausoléu onde jaz o corpo de Poe, no Westminster Hall and Burying Ground.
Em 1864, as lápides de todas as tumbas, que anteriormente estavam voltadas para este, foram giradas para que ficassem voltadas para o portão oeste, o que provavelmente desconheciam as pessoas que o exumaram. Isso lhes causou dificuldades para encontrar o corpo correto: primeiramente exumaram um soldado de sobrenome Mosher. Quando finalmente encontraram os restos de Poe, abriram seu caixão, e uma das testemunhas notou que "o crânio estava em excelentes condições - a forma da face, uma das características mais impactantes de Poe, se discernia facilmente.

Poucos anos depois, os restos de sua esposa Virginia também foram colocados nesse local. Em 1875, o cemitério em que seu corpo estava foi destruído, e não houve nenhum parente que reclamasse seus restos mortais. William Gill, um dos primeiros biógrafos de Poe, juntou seus ossos e os guardou em uma caixa escondida sob a sua cama. Seus restos finalmente foram enterrados junto aos de sua esposa em 19 de janeiro de 1885, o 76º aniversário do nascimento de Edgar; quase dez anos depois o monumento atual foi construído. George W. Spence, o homem que serviu como ajudante no enterro original de Poe, assim como em sua exumação e reenterro, assistiu aos ritos que levaram seu corpo para junto ao de Virginia e da mãe dela, Maria Clemm.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário