sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Livro "Nevermore", na Revista "Ocas"



Clique para ampliar
O livro "Nevermore", que organizei e participei com o conto "A casa maldita dos Usher", foi mencionado e indicado para leitura na "Revista Ocas" deste mês. A indicação foi feita pela Luciana Fátima.

Texto que foi publicado: Revista OCAS" (#93 jan-fev)

"NEVERMORE - contos inspirados em Edgar Allan Poe"
Edgar Poe frequentemente inspira autores contemporâneos a fazerem releituras de seus escritos ou a criar novos textos a partir de seu legado. Seguindo a linha de recentes trabalhos televisivos (vide "The Following" e "Contos do Edgar"), este pequeno e charmoso volume reúne nove autores que prestam homenagem ao mestre do conto policial. No prefácio, Paulo Biscaia Filho confessa seu amor na tatuagem que fez no braço: "um pássaro de asas negras sobre as letras N-E-V-E-R-M-O-R-E". Os textos que seguem são de tirar o fôlego e deixariam o próprio Poe orgulhoso de seus seguidores. Destaque para a narrativa de ficção científica "Al Aaraaf", que fala do peculiar encontro entre Poe e Michelangelo!

Saiba mais sobre a publicação: Clique aqui.

Edgar Allan Crow

by persephona90

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

29 de janeiro de 1845

Ilustração de Gustave Doré
"O Corvo", poema notável de Edgar Allan Poe que inspirou filmes e livros, tendo várias traduções, foi publicado pela primeira vez no dia 29 de janeiro de 1845, no "New York Evening Mirror".

Tirinha Edgar Allan Poe

Clique para ampliar - by RichardTingley

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Curiosidade: álbum "Shadow of the Raven", da banda Nox Arcana

"Shadow of the Raven", Lançado em 2007, é o oitavo álbum da banda gótica "Nox Arcana" e todas as faixas são inspiradas nas obras do escritor Edgar Allan Poe, como "A queda da casa de Usher", "O corvo", "Os assassinatos da Rua Morgue", etc.

Músicas que compõe o álbum:
  1. ”Darkest Hour" — 1:41
  2. "Melancholia" — 3:01
  3. "Descent Into Madness" — 3:25
  4. "The House of Usher" — 2:04
  5. "Madeline’s Lament" — 2:14
  6. "Haunted Memories" — 4:17
  7. "Annabel Lee" — 3:09
  8. "Legacy of Sorrow" — 2:34
  9. "The Black Cat" — 0:55
  10. "The Cask of Amontillado" — 3:15
  11. "Mysteries of the Night" — 4:03
  12. "Midnight Dreary" — 1:09
  13. "The Raven" — 3:20
  14. "Morbid Reminiscence" — 3:13
  15. "Lenore" — 3:24
  16. "A Dream Within A Dream" — 2:59
  17. "The Tell-Tale Heart" — 1:20
  18. "Murders in the Rue Morgue" — 2:47
  19. "The Pit and the Pendulum" — 3:16
  20. "Masque of the Red Death" — 4:43
  21. "Nevermore" — 3:28
Saiba mais e conheça o site da banda, acesse: www.noxarcana.com

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Histórias de Ficção Científica

É raro encontrar textos de ficção científica escritos por Edgar Allan Poe, ainda mais no Brasil, pois aqui o autor ficou conhecido através de seus textos de horror. "Histórias de Ficção Científica", coletânea organizada por Roberto de Sousa Causo, pela Ática, apresenta contos de Isaac Asimov, Jorge Luiz Calife, André Carneiro, Arthur C. Clarke, Millôr Fernandes, Eduardo Goligorsky, Rubens Teixeira Scavone e Edgar Allan Poe.

Sinopse: Estas Histórias de ficção científica levam o leitor para além do cinema, dos quadrinhos e dos videogames. Tal literatura existe pelo menos desde o século XIX e, ao longo dos anos, se tornou uma forma de discussão de problemas inquietantes: a relação do homem com o meio ambiente, as novas tecnologias e a vida extraterrestre. Aqui você encontrará precursores da FC, como Edgar Allan Poe e H. G. Wells, ao lado de mestres do gênero, como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov. O que o robô tem a dizer sobre o seu criador? Que dramas humanos se revelam diante da destruição da Terra? Pode a ciência atravessar a fronteira da morte? O que a vinda dos ETs mudaria entre nós? Este é um livro com perguntas inesperadas - e respostas que dão o que pensar.

Organização: Roberto de Sousa Causo
Editora: Ática
Páginas: 160
Publicação: 2005 

Edgar Allan Poe - Portrait

by 4gottenlore
O que acho bem interessante nas pesquisas que faço sobre Edgar Allan Poe, é a visão que cada artista tem do autor. Cada pessoa enxerga outra pessoa de uma forma. Cada pessoa enxerga o seu próprio mundo.

sábado, 18 de janeiro de 2014

19 de Janeiro de 2014 - 205 Anos de Edgar Allan Poe

Parabéns aos seus 205 anos
Neste domingo, 19 de Janeiro, comemoramos o aniversário de um dos maiores escritores mundiais. Sou fã do trabalho do Poe. Organizei dois livros em sua homenagem: "Poe 200 Anos", em parceria do escritor Maurício Montenegro (All Print, 2009) e "Nevermore - Contos Inspirados em Edgar Allan Poe" (Estronho, 2013). E mesmo depois de muitos anos, ainda me pego lendo e estudando a sua vida e conclui que Poe não era somente um escritor, mas um grande gênio.