sábado, 30 de novembro de 2013

Poe em seu leito de morte


Única foto conhecida de Edgar Allan Poe em seu caixão, mas a sua veracidade não é totalmente certa, além de que qualquer pessoa leiga poderá notar que não existe muita semelhança com os retratos conhecidos do Poe. O homem que está no caixão parece ser mais novo, embora a posição em que está dificulta seu total reconhecimento.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O Corvo e suas traduções, de Ivo Barroso


Sinopse: O que pode haver de tão inspirador num poema para ser traduzido para tantas línguas, por alguns dos maiores tradutores, críticos e escritores do mundo? Charles Baudelaire, Stéphane Mallarmé, Machado de Assis e Fernando Pessoa são apenas alguns desses nomes. Mas poucos conhecem traduções como a de Didier Lamaison, Emílio de Menezes, Gondin da Fonseca, Benedicto Lopes, Alexei Bueno, Jorge Wanderley e a de Milton Amado, segundo Ivo Barroso, a insuperável em Língua Portuguesa.

Um dos mais belos poemas produzidos pelo gênio humano, O Corvo e Suas Traduções, de Edgar Allan Poe, é notável por sua musicalidade, pela métrica exata, pelos jogos fonéticos e pela composição das palavras que criam uma atmosfera forte e sobrenatural. Por tudo isso, traduzi-lo para outro idioma é tarefa das mais densas. Eis a grandiosidade da obra de Ivo Barroso, escritor e mestre no ofício da tradução: trata-se de um estudo completo e complexo a respeito do genial e enigmático poema, mas também um verdadeiro ensaio sobre os desafios da tradução, em que o trabalho de diversos tradutores é comparado, e suas opções e soluções, discutidas.

Título: O Corvo e Suas Traduções
Autor: Ivo Barroso
Editora: Leya
Edição: 1
Ano: 2012
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 160 páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O Enterro Prematuro e Outros Contos do Mestre do Terror

Sinopse: Para ler Edgar Allan Poe exige coragem. Exige, também, uma forte atração por universos densos, repletos de seres, cujas existências situam-se na zona fronteiriça entre vida e morte. Não é à toa que o autor norte-americano acabou inscrevendo seu nome como o maior escritor de terror. Um terror, todavia, muito mais psicológico. Um terror que investiga o interior do ser humano e sua capacidade de praticar atos que poderiam ser considerados tortos, terríveis, grotescos, mas que, para aqueles que os executam, tornam-se necessários, vitais. Um terror que, ao mesmo tempo em que inquieta e assusta, seduz e convida à leitura.

Autor: Edgar, Allan Poe
Editora: Besourobox
Categoria: Literatura Estrangeira / Terror

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Extra Poe: "Antonio Spadoni e Os Caçadores de Demônios", pegue já o seu

Você já poderá fazer o download gratuito do primeiro e-book da minha série "Caçadores de Demônios" e ainda escolher o formato: PDF, ePub ou mobi. Pegue já o seu: Clique aqui.

Possível documento da entrada de Edgar Allan Poe nas forças armadas



Possível documento (ou reprodução) da entrada de Edgar Allan Poe, com o nome Edgar A. Perry, nas forças armadas. A folha não está amarelada, embora pareça ser antiga, mas não de 1827. Posso estar enganado, mas provavelmente é uma reprodução ou uma falsificação.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Edgar A. Perry?


Sim, em 1827, ao seu alistar nas forças armadas, Edgar Allan Poe mudou seu nome para Edgar A. Perry, mas depois retornou ao seu nome original.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

domingo, 24 de novembro de 2013

Faça parte da nossa fanpage "Poe's Club"


FANPAGE POE'S CLUB - FÃS DE EDGAR ALLAN POE

Faça parte da nossa fanpage e fique por dentro diariamente das notícias do mundo de Edgar Allan Poe, acesse: www.facebook.com/poesclub

sábado, 23 de novembro de 2013

Edgar Allan Poe, sua vida e sua obra

Charles Baudelaire
No estudo denominado Edgar Allan Poe, sua vida e sua obra, o poeta francês Charles Baudelaire afirmou: "Existem destinos fatais, homens que trazem escrita, em caracteres misteriosos, nas rugas sinuosas de sua testa, a palavra 'azar'".


Nota: Acredito que Baudelaire analisou apenas Poe em vida, destacando sua vida financeira e amorosa. Realmente ele teve uma vida sofrida mas teve muito êxito em seus textos, tanto que repercutem até hoje, mais de 160 anos depois de sua morte.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Busto de Edgar Allan Poe à venda

Bust of Edgar Allan Poe after George Julian Zolnay
Por $49, 95 você leva este belo busto do Edgar Allan Poe, na loja do Poe Museum: Clique aqui

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

domingo, 17 de novembro de 2013

sábado, 16 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Filme Twixt, de Coppola, tem Edgar Allan Poe e Nathaniel Hawthorne

Cena do filme Twixt
Um dos últimos filmes do Francis Ford Coppola é um filme de horror gótico inspirado num sonho do diretor, em Istambul, que incluía Edgar Allan Poe e Nathaniel Hawthorne. 

SinopseUm escritor com uma carreira em declínio chega em uma pequena cidade que faz parte da turnê de seu novo livro. Após alguns eventos ele se vê envolvido no mistério do assassinato de uma menina. Naquela noite, em um sonho, ele é abordado por uma jovem fantasma chamada V, então ele é levado para a verdadeira história, surpreso ao descobrir que o final tem mais a ver com a sua própria vida do que ele jamais poderia ter imaginado.

cartaz do filme
Saiba mais: Clique aqui.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

sábado, 9 de novembro de 2013

Vaso Edgar Allan Poe

by thebigduluth
O artista produz vasos e canecas de diversas personalidades. Vale a pena conferir a página do artista: Clique aqui.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Poe Digital

Clique sobre a imagem para ampliar
Ilustração digital por Vergilius Faust (2013). Visite a página do artista: Clique aqui.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Patinho de boracha Edgar Allan Poe

by Msfurious
Entre uma infinidade de souvenirs de Edgar Allan Poe, encontrei até este patinho de boracha com a cara dele. Incrível :)

Visite a página do artista: Clique aqui.

sábado, 2 de novembro de 2013

A influência de Poe para Charles Baudelaire

"Sabe por que tão pacientemente traduzi Poe? Porque ele se parece comigo. A primeira vez que abri um livro seu, vi, com terror e fascinação, não apenas temas sonhados por mim, mas frases pensadas por mim e escritas por ele, vinte anos antes" - Charles Baudelaire

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe

Sinopse: Este livro reúne alguns dos mais conhecidos e importantes contos de Edgar Allan Poe: "O gato preto', "O enterro prematuro", "A queda da casa de Usher", "William Wilson" e "O poço e o pêndulo." "Poe é uma influência determinante em toda a nossa modernidade, o criador das histórias de detetive e das tramas de ficção científica, presente nas atualíssimas tendências fantásticas, góticas e underground. Mas ele é, acima de tudo, um esteta de talento que abriu caminhos para todas as correntes literárias de linha subjetivista e barroca que vieram depois dele. Trata-se de um escritor-crítico que tem pleno domínio da arte retórica e da arte poética, um artífice que controla, com mão de ferro e cordas de alaúde, os efeitos que exerce em seu leitor. Um arquiteto do estilo que sabe estruturar um conto como poucos (...)."

Editora: MARTIN CLARET
ISBN: 8572328238
Edição: 1
Coleção: A OBRA PRIMA DE CADA AUTOR
Ano: 2012
Páginas: 118