Homenagem ao Poe

O Poe's Club, é um blog destinado a colher informações sobre o escritor Edgar Allan Poe, além de pesquisas e estudos elaborados pelo escritor Ademir Pascale sobre a sua vida e obra. Esta página será dedicada apenas a cartuns, tirinhas e quadrinhos sobre Poe, com roteiros elaborados por Pascale em parceria com ilustradores, cartunistas, desenhistas e artistas gráficos. Se você tem interesse em fazer uma parceria nesse sentido, é só entrar em contato: pascale@cranik.com c/ Ademir Pascale.
Roteiro: Ademir Pascale - Arte: Hugo Maximo
Criei o roteiro da arte acima, que foi elaborada pelo grande Hugo Maximo, que é vocalista, professor e artista gráfico. Uma pessoa com o seu próprio e inigualável estilo. Algumas das capas que ele elaborou para os seus livros poderão ser vistas no blog: http://www.hmaximo.tk. Agradeço ao Hugo por ter aceitado a parceria e pela confiança nesta pessoa que procura fazer tudo com o coração ;) 
Observando a arte acima, temos de fundo a Virginia Clemm, prima e única esposa de Edgar Allan Poe. Ela casou-se com ele quando tinha apenas 13 anos de idade. Poe foi loucamente apaixonado por ela, mas poucos anos depois, uma terrível doença assolou o casal: a tuberculose. Algo até comum para a época, mas que mudou a rotina de ambos. Poe cuidou da esposa doente e fez tudo o que era possível, mesmo sem muitas condições financeiras, pois ele vivia apenas do ofício de escrever, sendo que ganhava apenas alguns trocados com suas publicações em alguns jornais e revistas. Mas, infelizmente Virginia Clemm faleceu de tuberculose em 1847, com apenas 24 anos de idade. Depois disso, Poe se afundou cada vez mais na bebida vindo a falecer poucos anos depois. É verdade que existem várias teorias para a sua morte de causas desconhecidas, mas acredito e sempre acreditei que ele faleceu por amor, deixando o vício, a dificuldade financeira e os demais problemas tomarem conta da sua pobre alma.
___________________________________________________________________

Para continuar a homenagem ao mestre Edgar Allan Poe, convidei o grande David G. Forés, da Espanha. David é um dos maiores fãs do Poe e grande parte do seu trabalho é sobre ele, como ilustrações e até um livro. Fiz uma entrevista com ele recentemente, da qual pode ser lida no link: http://www.cranik.com/entrevista269.html . David pode ser encontrado também no Face:  https://www.facebook.com/untipoilustrado. E alguns dos seus trabalhos poderão ser vistos na página: http://poekickstarter.com/es/compartir/.
clique sobre a imagem para ampliar
Passei um texto escrito em espanhol para o David, onde Poe estaria em sua mesa pensando e escrevendo um dos seus excelentes contos. No mesmo ambiente, um corvo e um gato preto, ícones do poema "O Corvo" e "O Gato Preto". E eis que David entregou a imagem perfeitamente como pedi, da qual usarei também no topo do meu blog :)
Agradeço ao David e a sua esposa Desiree, por essa paixão que também nutrem por Edgar Allan Poe, pela parceria e confiança nesta pessoa que pesquisa e estuda a vida e obra deste grande mestre do horror.

Crítica pessoal: nesta homenagem que estou fazendo a Edgar Allan Poe, ao lidar com vários ilustradores e artistas gráficos brasileiros, percebi que os que estão lá fora são muito mais atenciosos e abertos à parcerias do que os próprios brasileiros. Eles entendem que uma boa parceria ou união beneficia ambos os lados, mas infelizmente aqui no Brasil as coisas só funcionam com dinheiro vivo, num trabalho que no final acaba saindo sem graça, sem paixão, feito apenas porque o cliente pagou. Enquanto alguns artistas brasileiros continuam com as suas mentes fechadas, as coisas lá fora estão expandindo ;) Mas não são todos os ilustradores brasileiros que pensam assim, claro. Nestas conversas que tive, Hugo Maximo, que é bem brasileiro, também sempre se mostra um cara pra frente e com a mente super aberta, do qual também agradeço pelo apoio e parceria com a ilustração (e outros trabalhos) sobre Poe: Clique aqui.

________________________________________________________________

Sobre "O Natal de Edgar Allan Poe": convidei o ilustrador Lucas Lourenço, artista com traço diferenciado, além de escritor. Passei as informações sobre Edgar Allan Poe sentado, lendo tranquilamente um livro. Ao seu lado, a sua árvore de natal com, claro, alguns dos ícones dos seus principais textos. Observe a ilustração e encontre cada um deles :)
Aproveite e acesse o blog do Lucas Lourenço: lucaslourenco.blogspot.com. Leia a entrevista que fiz com ele e saiba mais sobre os seus projetos artísticos e literários. Vale a pena: Clique aqui.
clique sobre a imagem para ampliar

____________________________________________________________________
Me aventurando pelo mundo dos quadrinhos, uma das minhas grandes paixões, escrevi o roteiro da tirinha "Um dia na vida de Poe", além de outros que tenho aqui arquivados :) O grande Sandro Zambi fez a arte. Ele é o autor do livro de quadrinhos "As aventuras de Sir Holland - O Bravo" (Jambô Editora). Mais sobre Zambi poderá ser visto clicando aqui e aqui.
clique sobre a imagem para ampliar 
"Um dia da vida de Poe", uma tirinha um pouco mórbida, mas a cara de Edgar Allan Poe :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário